O Brasil e mais 37 países , ou seja 20,75% dos países integrantes da OMS (OMS – total de 183 países integrantes ), contam com uma estratégia nacional de prevenção ao suicídio, o que é insuficiente segundo a própria organização. O assunto é evitado por ser encoberto por uma nuvem de preconceitos e incompreensão.
Os dados apontam que ocorre cerca de um suicídio a cada 40 segundos, no mundo. Esse número não condiz com a exata realidade, pois para cada morte com registro correto, há muitas tentativas e que chegam a óbitos que acabam por não ser contabilizados como suicídios.Segundo a OMS, a população entre 15 a 29 anos tem como segunda causa de morte o suicídio, atrás apenas dos acidentes de trânsito . Após avaliarem experiências bem-sucedidas em diversas nações, os responsáveis pelas informações mostram que a redução do número de suicídios incluem:
Dificultar o acesso a alguns meios de se matar (restrições ao livre acesso aos pesticidas – mais eficaz segundo OMS, e restrições ao acesso de armas);
Os meios comunicação abordar o assunto da forma correta;
Programas terapêuticos que lidem com jovens e suas frustrações , além de triar indivíduos em risco.
Sou médico otorrinolaringologista em Curitiba.
CRM-PR 31209 | RQE16825.
Ajudo pessoas de qualquer idade com problemas na área de otorrinolaringologia, em meu consultório no centro de Curitiba. Dou dicas de saúde em meu blog e falo sobre vários temas nas minhas redes sociais. Saiba mais visitando meus canais.
Um abraço !