Dúvidas

Após a cirurgia das amígdalas é fundamental ter alimentos líquidos e frios nos primeiros dias, sendo PROIBIDO comer alimentos sólidos pelo risco de ferir o local operado e predispor a sangramentos e infecções. Depois dos primeiros 4 dias por ir introduzindo alimentos em temperatura ambiente na consistência de purês subsequentemente. Após a primeira semana deve ter retorno com seu médico otorrinolaringologista que dará as próximas orientações.

A remoção das amígdalas em amigdalite caseosa é um tratamento possível, mas não obrigatório. Pode ser uma alternativa no caso de insucesso com tratamento clínico!

Os principais sintomas da amigdalite bacteriana aguda são:

  • dor de garganta 
  • dificuldade de se alimentar.
  • Dores no corpo e febre, associadas a
  • queda no estado geral
  • náusea e vômitos
  • dores de ouvido, 

A labirintite é um termo usado como sinônimo de tontura muitas vezes, porém apesar da labirintite se manifestar com tontura intensa, nem toda tontura é labirintite, aliás a labirintite não é a doença mais frequente que se manifesta com tontura.

É conhecida como doença do movimento por muitas vezes levar a sintomas de “mal estar durante movimento seja ele real ou virtual, resultante de um conflito sensorial do sistema vestibular (informa posição da nossa cabeça, visual(capta imagens) e proprioceptivo (entendimento posicional do corpo sem a visão).

Normalmente após a cirurgia de septoplastia a respiração nasal é incentivada e há necessidade de realizar o cuidado no pós-operatório. Realize o seguimento com otorrino de sua confiança e esclareça suas dúvidas.

Existem várias questões que devem ser avaliadas, inclusive se ficou a adenóide e voltou a aumentar seu volume. Há necessidade de investigar causas de ronco e a avaliação do nariz e da garganta são fundamentais.

É fundamental retornar no especialista que realizou a cirurgia para a remoção do tubo de ventilação se for necessário, para o seguimento devido. Muito provável que haja necessidade de avaliação auditiva.

Penso não ser necessário usar algodão quando se faz uso de tratamentos com gotas no ouvido, nem quando para proteger da friagem. A parte do ouvido em que fica o conduto auditivo externo já possui defesa natural (pêlos e cerume), o algodão poderá ser um fator de incômodo se ficar impactado e ser necessário remoção especializada por otorrinolaringologista, ou até mesmo pode manter alguma  umidade no ouvido e iniciar um problema de coceira, secreção e infecções secundárias.

Olá tudo bem? Acredito ser difícil de definir pelo que você nos contou, pois para definir apneia do sono existe a necessidade de estar dormindo definitivamente. Pensamos na possibilidade de apneia do sono obstrutiva em pacientes roncadores e que tem sintomas diurnos de sonolência e outros. Um abraço!

O diagnóstico de labirintite é raro. Existem vários antivertiginosos no mercado, porém a indicação deve se basear na doença definida por diagnóstico. O termo labirintite é muito confundido como sendo sinônimo de tontura, e na verdade não é. É errado dizer que qualquer tontura é labirintite. A tontura é um sintoma e a labirintite é um diagnóstico que não é tão frequente como se imagina. Sugiro uma avaliação para definição do seu diagnóstico antes de fazer uso de medicamentos.